Brasileirão sem torcedores nas arquibancadas

Engenhão vazio. Cadê os torcedores?

Após a quarta rodada do Brasileirão, neste domingo (10/06), fui assistir ao Bate-Bola no canal ESPN Brasil. O Mauro Cesar Pereira levantou uma questão interessante no programa. O fiasco de público nos jogos do Rio e de São Paulo neste fim de semana. Flamengo e Coritiba, no sábado, teve cerca de quatro mil pagantes. Já o Fluminense, que ficou no 0 a 0 com o Internacional, teve pouco mais de cinco mil pagantes no domingo. Os dois jogos aconteceram no Engenhão.

Ele levantou a seguinte questão: cinema em dias mais fracos, o valor do ingresso é menor. As lojas fazem promoção em meses não tão bons e o Campeonato Brasileiro? O que fazer para atrair o público no início da competição, visto que ela só termina em dezembro, quando fica mais “interessante” e “quente”.

Os clubes não poderiam fazer uma promoção? A CBF não poderia se mexer? O Fluminense até pouco tempo atrás estava na Libertadores. Os torcedores lotaram o Engenhão na partida contra o Boca. E o que fazer para levar estes e outros torcedores de volta aos estádios? Não é só o valor do ingresso que está em questão. Além disso, o torcedor tem que ter dinheiro para se locomover, para comer no estádio, enfim… Ir ao estádio está caro e, assim como o Mauro Cesar falou, também não vejo as torcidas motivadas neste início de Campeonato Brasileiro. E se a campanha do time não anda lá essas coisas, aí que piora tudo mesmo.

Muitos torcedores pensam: “Está só no começo. Ainda tem muito jogo. O time que está em primeiro hoje pode não ser o campeão! Só acaba em dezembro!” e por aí vai. Como os clubes priorizam determinada competição, os torcedores fazem o mesmo. Afinal já parou para fazer as contas? Quanto um torcedor vai gastar se for a todos os jogos do seu time? Pagando ingresso, estacionamento ou transporte público, alimentação, etc? São 19 jogos em casa, pessoal!

Os clubes poderiam fazer algo. Eles têm que se conscientizar que os torcedores fazem parte do espetáculo. Mas a televisão dá mais retorno, né?! É extremamente triste ver times grandes e com milhões de torcedores jogarem para cerca de 5 mil pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: